quinta-feira, 30 de junho de 2011

GESTAO DEMOCRATICA NA ESCOLA:

os desafios no âmbito da escola pública             
                                                                                  Ivone A. C. Schuster[1]


  1. Introdução
O presente artigo apresenta alguns posicionamentos e alguma discussão a respeito da gestão democrática da escola publica.
Decidi por esse tema, pois considero de suma importância a função do gestor da escola e de sua responsabilidade com a mesma.
O estudo deste texto inicia-se com fundamentos legais dos processos de gestão democrática e de participação nos sistemas de ensino e nas escolas publicas. Consideramos como um dos desafios deste novo século tornar a realidade os múltiplos sentidos que a palavra democracia apresenta. A questão central e como incentivar a ação das pessoas nos processos de gestão escolar. .
Transformar a escola num lugar onde se desenvolvam novas experiências e competências é  um desafio de todos, pais, professores, alunos, funcionários.
Os diretamente responsáveis pela Gestão da escola acham-se mais comprometidas em tornar a realidade para todos, uma educação básica de qualidade é a principal finalidade de seu trabalho.
Para cumprir seu papel, de contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa, prepará-la para a cidadania e a LDB, é necessário que suas incumbências sejam exercidas plenamente. Assim, é preciso ousar, construir uma escola onde todos sejam acolhidos e tenham sucesso.
 A participação dos mesmos acontece não somente para reuniões pedagógicas com o processo da elaboração do plano político pedagógico ou para dialogar sobre o desenvolvimento do processo educacional dos filhos, suas dificuldades e os seus  pontos relevantes. São momentos importantes que unem as vibrações de ver o filho participando e transmitindo aos pais àquilo que aprendeu. Passando aos pais uma mensagem de alegria, forca, entusiasmo e conhecimento. Este vinculo, família e escola fortalecem os laços de confiança e parceria entre a comunidade escolar e a família.

  1. Desafios da gestão democrática na escola publica
A gestão escolar, numa perspectiva democrática, tem características e exigências próprias. Para efetivá-las, devemos observar procedimentos que promovam o envolvimento, o comprometimento e a participação das pessoas.
O modo democrático de gestão abrange o exercício do poder, incluindo os processos de planejamento, a tomada de decisões e a avaliação dos resultados alcançados. Trata-se, portanto de fortalecer procedimentos de participação das comunidades escolar e local no governo da escola, descentralizando os processos de decisão e dividindo responsabilidades.
 Nas escolas e nos sistemas de ensino, a gestão democrática tem por objetivo envolver todos os segmentos interessados na construção de propostas coletivas de educação. Precisamos nos envolver na construção desse conhecimento para um melhor andamento e crescimento do grupo escolar.

Os argumentos que defendem a gestão democrática da escola pública, no intuito de construir um entendimento e apontar algumas alternativas para os principais problemas na implantação desta proposta determinada pela Lei 9394/96 em conformidade com os princípios constitucionais de 1988. (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Número 9.394/96, art.1).

 Neste contexto a instituição educativa sofre pressões externas e a sociedade tem demonstrado seu desagrado em relação ao trabalho realizado pelas instituições educacionais, visto os resultados do fracasso escolar, amplamente divulgados no país e em órgãos internacionais. Nessa ótica, os processos de gestão da escola vão alem da gestão administrativa.
 Esses processos procuram estimular a participação de diferentes pessoas e articular aspectos financeiros, pedagógicos e administrativos para atingir um objetivo especifico: promover uma educação de qualidade que abranja os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
A gestão democrática do ensino publica procura assegurar igualdade de condições de acesso e permanência, o pluralismo de idéias e um alto padrão de qualidade nas escolas, dentre outros fins.
Os procedimentos que assegurem a conquista da participação democrática nos processos escolares, igualdade de condições para acesso dos alunos e sua permanência, o pluralismo de idéias e um padrão de qualidade nas escolas. .
A democracia supõe a convivência e o dialogo entre pessoas distintas que pensam de modo diferente e querem coisas distintas.
            O aprendizado democrático implica a capacidade de discutir, elaborar e aceitar regras coletivamente, assim como a superação de obstáculos e divergências, por meio do dialogo, para a construção de propósitos comuns.
Uma gestão participativa do ensino publica busca, pelo dialogo e pela mobilização das pessoas, a criação de um projeto pedagógico e princípios de convivência democrática.
 Ao estabelecer a gestão democrática do ensino, o texto constitucional institui, ao mesmo tempo, o direito e o dever de participar de todos os que atuam nos sistemas e nas escolas publicas.
*O ensino será ministrado com base nos princípios:
*Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
*Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
*Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições publicas e privadas de ensino;
*Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
*Valorização dos profissionais de ensino.
*Gestão democrática de ensino público, na forma da lei;
*Garantia de padrão de qualidade.


  1. Considerações gerais
A participação e um processo educativo tanto para a equipe gestora quanto para os demais membros das comunidades escolar e local. Ela permite confrontar idéias, argumentar com base em diferentes pontos de vista, expor novas percepções e alternativas.
Esta participação proporciona mudanças significativas na vida das pessoas, na medida em que elas passam a se interessar e se sentir responsáveis por tudo que representa interesse comum, desde a fase de planejamento ate a implementação e avaliação.
A gestão democrática participativa constitui o modo de organização e funcionamento das escolas publicas. Isso as diferencia, pois nelas as experiências educativas envolvem necessariamente e exercício da cidadania. Alunos, pais professores, funcionários e membros da comunidade, ao participarem da vida escolar, educam e são educados na construção de um bem publico comum.
Na gestão democrática, pais, alunos, professores e funcionários assumem sua parte de responsabilidade pelo projeto da escola.
Tornar realidade para todos uma educação básica de qualidade é a principal finalidade do trabalho do gestor.
Quando construímos equipes com objetivos bem definidos coletivamente, ampliamos as possibilidades de atingir o resultado desejado. A doação e a socialização de atitudes positivas e claras favorecem a promoção de um ambiente mais favorável ao trabalho coletivo.
Ao pensar em gestão escolar, estamos necessariamente erguendo uma ponte entre a gestão política, administrativa e a pedagógica. Ou seja, a gestão escolar não começa
e nem termina nos estabelecimentos escolares, tanto que não se trata de unidade auto-suficiente para promover uma educação de qualidade.

  1. Referencias Bibliográficas
FERREIRA,  Naura S.C  e  AGUIAR, Marcia A. da S. Gestão  da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000
FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão Democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
REVISTA: NOVA ESCOLA, Ano I- N 5- DEZEMBRO 2009/ JANEIRO 2010 Gestão Escolar, Semana pedagógica.
PROGESTAO, Programa de capacitação a Distancia para gestores escolares: Modulo II


[1] Acadêmica do Curso de Licenciatura a Distância – Polo de Cerro Largo-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário