sexta-feira, 3 de junho de 2011

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

                                                                                        Norma Garcia[1]


INTRODUÇÃO


No 4° semestre do curso de Licenciatura de Pedagogia a Distancia -LPD- da UFPeL nos foi apresentado, como proposta de trabalho, à escolha e o estudo de uma das seguintes temáticas: educação infantil, alfabetização e letramento, gestão escolar, conflitos e contradições e educação inclusiva. Como sou funcionária da escola Padre José Schardong, minha escola parceira, e tendo um contado mais direto com a direção da escola, optei pela temática “GESTÃO ESCOLAR”. Escolhi esta temática para conhecer um pouco mais sobre a função social da escola, buscando compreender o papel da mesma na sociedade, pois acredito que o trabalho da direção em uma escola deve propiciar uma participação ativa de alunos, pais, professores, funcionários e comunidade. Deste modo escolhi a sub-temática: Projeto Político Pedagógico, o PPP.

A partir do tema escolhido, minha primeira atitude, como futura educadora, foi me aprofundar teoricamente e constatar no cotidiano da escola parceira a repercussão da elaboração e implantação do Projeto Político Pedagógico no processo de aprendizagens dos educandos.

Então, o presente artigo tem como objetivo conhecer, apresentar, compreender e analisar a importância do Projeto Político Pedagógico, já que a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional – n° 9.394/96 determina às escolas a elaboração e a execução de suas propostas pedagógicas. Apresento também, considerações de como acontece a elaboração do PPP, na escola Padre José Schardong, minha escola parceira.

DESENVOLVIMENTO

            Acredito que o trabalho da direção em uma escola deve possibilitar uma participação ativa de alunos, pais, professores, funcionários e comunidade e que uma gestão escolar eficiente pode influenciar na aprendizagem dos alunos.                              Penso que a principal tarefa da gestão é garantir a criação de um ambiente agradável em que todos os alunos consigam avançar. Somente assim a escola terá a “construção” de uma educação com qualidade para tornar a sociedade mais democrática, justa e igualitária. 

            O PPP da escola deve refletir a dinâmica da instituição. Nele devem ser explicitados os objetivos, os anseios, as finalidades, ou seja, tudo aquilo que a escola pretende alcançar. Nesse sentido o PPP constitui-se como caminho, como a busca de uma nova direção e de um novo sentido, mediatizado por forças externas e internas, visando atingir os objetivos esperados e englobando ações explícitas e institucionais para a compreensão da escola que temos e a construção da escola que queremos.

            O planejamento sempre foi e sempre será um instrumento importante para o ser humano, em qualquer setor da vida em sociedade e isso se dá também na escola. Planejar torna possível estabelecer o que queremos a curto, médio e longo prazo, antecipar situações, organizar as atividades, estabelecer prioridades, avaliar. Tudo isso tem uma finalidade: construir uma identidade própria da escola, o PPP. Ele é um instrumento que tem sido, atualmente, objeto de estudo entre os educadores, com o intuito de concretizar os ideais educativos de uma instituição de ensino, tornando-se fundamental para a escola por ser o elemento norteador da organização do seu trabalho, visando o sucesso na aprendizagem dos alunos e sua permanência numa escola prazerosa e de qualidade.

            Sendo a escola o lugar da concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que organiza seu trabalho pedagógico baseando-se em sua realidade, e norteada por referenciais ditados pelo sistema de ensino. Por isso o Projeto Político Pedagógico deverá ser construído e vivenciado por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. Ao construirmos o projeto de uma escola, planejamos o que temos a intenção de fazer, de realizar.  Nos dizeres de GADOTTI:


Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (1994, p.579).


            Nesse sentido, considera-se o PPP como um processo permanente de reflexão e discussão de problemas escolares, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, propiciando a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania. Entretanto, para que se possa construí-lo, a escola deve ter autonomia e se basear em um referencial que tenha uma teoria pedagógica compromissada em solucionar problemas educativos e de ensino. Além do mais, necessita receber assistência técnica e financeira decidida em conjunto com as instâncias superiores do sistema de ensino. E, o mais importante, para que o mesmo seja possível, devem-se propiciar situações que permitam que os professores, a equipe escolar e os funcionários aprendam a pensar e a realizar o fazer pedagógico de modo coerente.

Assim, a construção do PPP é a própria organização do trabalho pedagógico da escola, que é tida como espaço social marcado pela manifestação de práticas contraditórias de todos os envolvidos. Segundo VEIGA:

Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para diante, com base no que temos, buscando o possível. Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico vai além de um simples argumento de planos de ensino e de atividades diversas. (1996, p.12)


           A educação, hoje, abre caminhos para inovações uma vez que a escola vem se mostrando muito preocupada com a realidade da formação de cidadãos, procurando entender o trabalho escolar como projeto. Desta forma, damos a devida importância ao planejamento, que sempre foi e sempre será um instrumento importante para o ser humano, em qualquer setor da vida em sociedade e isso se dá também na escola. Então as escolas e instituições passaram também a se preocupar com o planejamento de suas ações.

            Pensando no planejamento de suas ações e em sua organização, a escola Pe. Schardong está elaborando o Projeto Político Pedagógico que combina motivações, desejos, interesses e necessidades dos alunos, pais professores, direção e funcionários, de maneira democrática, integrado e coletivo, objetivando o despertar para uma escola nova, ou seja, para uma escola cidadã preocupada com construção do conhecimento, com o fazer pedagógico aperfeiçoado, com estratégias de ação, alternado objetivos, conteúdos e metodologias em defesa de um trabalho pedagógico flexível, mas bem definido.

            Este PPP se centra na autonomia, na cidadania, na cooperação, na solidariedade, na ajuda mútua, na valorização do ser e na participação. Ele é o resultado da reflexão feita pela Comunidade Escolar, onde se delineia e analisa a realidade da comunidade de onde a escola se insere, a partir da construção de uma opção filosófica e pedagógica consequente, onde são fixadas metas concretas e relacionadas metodologias de trabalhos capazes de conduzir a consecução dos objetivos propostos. O referido Plano será revisto e reformulado sempre que se fizer necessário. Ele é construído com interesse em formar um cidadão consciente de seus direitos e deveres, que procure valorizar sua história e a escola Padre José Schardong, que se situa na Avenida Jacob Reinaldo Haupenthal, 3201, se propõe a procurar entendê-los, compreendê-los e ajudá-los a formar posições frente aos acontecimentos.

            Nesta escola, o PPP está sendo construído com o objetivo principal de priorizar a promoção da igualdade de condições para o acesso e permanência do aluno no processo educativo. Teve embasamento nas finalidades e nos objetivos da LDB 9394/96, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos princípios de qualificação do ensino e fundamentação nos valores éticos e morais, bem como na parceria que se trava entre escola-família-comunidade.  A construção do projeto, como prática social coletiva, significa que todos os segmentos devem olhar e se encaminhar para a mesma direção, ou seja, o projeto deve ser construído por todos, visando o bem de toda a comunidade escolar. Deve ser uma prática coletiva de comprometimento com a criação de um projeto da escola que queremos. Segundo o PPP da Escola Pe. Schardong, sua finalidade é:

Nortear a ação educativa em concepções pedagógicas que valorizem a experiência extra-escolar e que se mostrem vinculadas à educação centradas em projetos cooperativos e práticas sociais; valorização á diversidade cultural; a responsabilidade e a dignidade do ser humano; proporcionar o desenvolvimento integral do ser humano que possui modos próprios de aprender, compreender e interagir com o mundo.( Comunidade Escolar Pe. Schardong, 2010, p 11-12)


Seu objetivo é:

Proporcionar uma educação para a liberdade com responsabilidade e dignidade, proporcionar aos educandos condições para que desenvolvam suas capacidades e construam o conhecimento, primar por uma educação cooperativa centrada no respeito, na colaboração, no envolvimento, na harmonia, na paz..., incentivar aos educandos o resgate das raízes e tradições fortalecendo a identidade cultural de nossa gente, promover palestras, encontros, reuniões, promoções esportivas, ações entre amigos, buscar recursos humanos, materiais e financeiros junto aos órgãos mantenedores e ao CPM. (Comunidade Escolar Pe. Schardong, 2010, p 22-23)


Trabalhar colaborativamente, apesar de ser muito vantajoso para a escola como um todo, não é uma tarefa muito fácil. Mas é pela ação colaborativa que a escola se fortalece, revelando sua capacidade de se organizar e produzir um trabalho pedagógico de melhor qualidade. A escola precisa se preocupar em atender as necessidades específicas da comunidade na qual está inserida, planejando seu trabalho a médio e longo prazo, com a finalidade de construir uma identidade própria. Essa identidade tem um nome: PPP.

E foi pensando em formar uma escola sustentada sobre quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser; que ela está construindo este Projeto Político Pedagógico.

Para a “FAMILIA Pe. SCHARDONG” definir as estratégias é traçar caminhos necessários para o alcance das metas, pois uma gestão centrada na competência técnica e teórica do gestor, constitui fator determinante para que a instituição escolar possa oferecer uma educação de qualidade, comprometida com a formação de homens e mulheres competentes, capazes de intervir positivamente na sociedade na qual estão inseridos.



CONSIDERAÇÕES FINAIS


Ao final deste artigo conclui que a construção do PPP em uma escola é imprescindível e pode contribuir para estabelecer novos paradigmas de gestão e de práticas pedagógicas que levem a instituição escolar para uma educação flexível com a contemporaneidade, inovadora, a fim de provocar uma revolução nas maneiras de ensinar e promover aprendizagens efetivas. Ele é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando as exigências legais do sistema educacional, bem como as necessidades, propósitos e expectativas da comunidade escolar e, ao mesmo tempo estabelecer e criar objetivos, procedimentos, instrumentos, modos de agir, estruturas, hábitos e valores, ressignificando a própria cultura escolar. Nele, está presente a concepção de educação de escola, bem como, suas estratégias para este fim; retrata como é elaborado e quem participa ou não do seu processo de construção. Ele serve como uma ligação, como um instrumento de auxílio no diálogo entre família-aluno-professor, e nesse sentido ele é um documento que norteia toda a vida da escola. Então o PPP é um instrumento do trabalho que indica rumo, direção e deve ser construído com a participação de todos os profissionais da instituição e demais membros da comunidade escolar, sendo imprescindível na aprendizagem, principalmente dos que estão no início das descobertas sobre o mundo que o cerca. O PPP é, portanto, a identidade da escola. Na escola Padre José Schardong o referido Plano, será revisto e reformulado sempre que se fizer necessário. Destaco também que a minha pesquisa, em relação ao Projeto Político Pedagógico está em fase de construção, ou seja, ela ainda não está acabada.


REFERÊNCIAS

 CONSELHO NACIONAL DOS SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO, Prógestão. Brasília, 2001.

DOURADO, Luiz Fernandes, Progestão, Módulo II CONSED, 2001.

 GADOTI, M. Pressuposto do Projeto Pedagógico. In: Conferência Nacional de Educação para Todos, 1. Anais. Brasília: MEC, 1994.

PPP da Escola Padre José Schardong.

 Revista Educadores da Qualidade na Educação, 3° edição ampliada, Ação Educativa, unicef, undp, inep, mec.

 Revista Espaços da Escola jul./set.93 Livraria UNIJUÍ editora.

 VEIGA, I. P. A. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 23. ed. Campinas: Papirus, 2001.

 


[1]              Acadêmica do 5° semestre do curso de Licenciatura de Pedagogia a Distancia (LPD) da UFPEL.

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